Return to site

Projeto piloto para Contrato de Impacto Social em Meio Ambiente é lançado nos Estados Unidos

SIBHub Brasil

por Hamna Nazir

O Environmental Defense Fund (EDF) e o Quantified Ventures lançaram um projeto piloto para estudar a viabilidade de um Contrato de Impacto Ambiental (do inglês Environmental Impact Bond ou EIB) para a restauração de áreas úmidas na região costeira do estado da Louisiana, nos Estados Unidos.

Como parte do Plano Diretor Costeiro, plano do estado para atividades de restauração e proteção costeira, o projeto busca apresentar novas formas de financiamentos para a pauta de restauração costeira em Louisiana. Caso seja implementado, este projeto será o primeiro EIB focado nesta área.

O projeto também contará com o apoio da Autoridade de Proteção e Restauração Costeira de Louisiana (do inglês Coastal Protection and Restoration Authority ou CPRA) para desenhar o projeto. Foram considerados como elementos chave para o projeto: a definição dos principais critérios de elegibilidade de um projeto que poderia ser financiado através de um Contrato de Impacto Ambiental; avaliação de projetos adequados ao Plano Diretor Costeiro; avaliação das potenciais economias de custo caso o estado implemente os projetos com um caráter preventivo; e identificação dos benefícios da restauração das áreas úmidas para indústrias privadas, que poderiam se tornar investidores.

 

“O projeto busca demonstrar um modelo de como o setor privado pode se associar ao governo para financiar projetos de resiliência costeira em Louisiana, com potencial para replicação em outras partes da Costa do Golfo, EUA e no mundo.”

Steve Cochran, Vice-presidente associado da EDF

 

O projeto terá como financiador a NatureVest, a unidade de investimento para conservação da The Nature Conservancy, e como contratante a Quantified Ventures. Esta foi a coordenadora das transações do primeiro EIB no mundo, lançado em Washington D.C., em setembro de 2016. Esse EIB teve como objetivo a construção de uma infraestrutura verde para gerenciar o escoamento das águas pluviais e melhorar a qualidade de água do Rio Potomac, que fornece água para a capital.

Para ler o artigo na íntegra em inglês, acesse: https://goo.gl/W8Zn5V.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly