Return to site

Estados Unidos lança o primeiro Contrato de Impacto Social em Meio Ambiente e Sustentabilidade

SIBHub Brasil

por Isabel Rodrigues

Lançado em Washigton DC, o primeiro contrato de impacto social voltado para questões ambientais, chamado de Contratos de Impacto Ambiental (em inglês Environmental Impact Bonds - EIB), tem por objetivo o financiamento de infraestrutura verde para gerenciar o escoamento das águas pluviais da região.

O distrito possui um sistema de esgoto combinado, isto é, sistemas de esgoto projetados para coletar o escoamento de águas pluviais, esgoto doméstico e águas residuais industriais em uma mesma tubulação. Na maioria das vezes, esses sistemas transportam todas as suas águas residuais para uma estação de tratamento de esgoto, onde é tratada e depois descarregada em um corpo d'água. No entanto, durante períodos de chuvas intensas ou de neve, o volume de águas residuais em um sistema combinado de esgoto pode exceder a capacidade do sistema de esgoto ou da estação de tratamento. Por este motivo, os sistemas combinados de esgoto são projetados para transbordar ocasionalmente e descarregar o excesso de águas residuais diretamente para riachos, rios ou em outros corpos d'água nas proximidades. Esses transbordamentos contêm não só águas pluviais, mas também resíduos humanos e industriais não tratados, materiais tóxicos e detritos. Atualmente, cerca de dois bilhões de galões de esgoto transbordam por ano nos rios Anacostia e Potomac e Rock Creek, afetando negativamente a qualidade da água dos rios e afluentes na região.

A redução desses “transbordamentos” tornou-se um desafio ambiental cada vez mais urgente como resultado das mudanças climáticas, o que aumentou a frequência e a intensidade dos eventos de precipitação.

Se as medidas de controle dessa construção foram bem-sucedidas na gestão do escoamento das águas pluviais, o modelo será validado como uma ferramenta eficaz de adaptação ao clima - aumentando a resiliência natural do distrito diante dos impactos adversos das mudanças climáticas e criando um futuro mais saudável para seus residentes.

Como em uma estrutura de contrato de impacto social, os custos de construção são pagos pela DC Water, mas os riscos de desempenho de gerenciar o escoamento das águas pluviais são compartilhados entre a DC Water e os investidores – Goldman Sachs e Calvert Foundation. Como resultado, os pagamentos desse contrato podem variar de acordo com o sucesso comprovado da intervenção ambiental, conforme medido por uma avaliação rigorosa.

Para ler a notícia na íntegra em inglês, acesse: https://goo.gl/SsLAfM

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly