Return to site

Camarões lança seu primeiro Contrato de Impacto

SIBHub Brasil

por Hamna Nazir

No início do mês de outubro, foi lançado o Cameroon Cataract Development Impact Loan, um tipo de Contrato de Impacto para Desenvolvimento (em inglês Development Impact Bond ou DIB) que visa prevenir cegueira através da provisão de pelo menos 18.000 cirurgias de catarata no país ao longo dos cinco anos. Além de ser o primeiro contrato de impacto em Camarões, este é o quinto implementado em países em desenvolvimento e o quarto DIB lançado no mundo.

Segundo Brian Doolan, CEO da Fred Hollows Foundation, um dos pagadores de resultados do projeto, a taxa de cegueira e deficiência visual nos países da África subsaariana é o dobro da média mundial, sendo que muitos destes casos são evitáveis ou tratáveis. Além disso, uma das principais causas da maioria dos casos de cegueira evitável, a catarata, pode ser tratada com uma simples cirurgia de 20 minutos. A cirurgia de catarata é uma das intervenções mais custo-efetivas, entregando um tratamento de alta qualidade com altas taxas de sucesso.

Cerca de 15 mil cirurgias de catarata são realizadas anualmente em Camarões, menos de um terço do que é necessário. As cirurgias fornecidas pelo Magrabi ICO Cameroon Eye Institute (MICEI), o prestador de serviço deste projeto, poderia permitir que a capacidade cirúrgica da catarata do país aumentasse cerca de 40% em 5 anos.

Os Contratos de Impacto são uma nova maneira de financiar os serviços de atendimento oftalmológico nos países de média e baixa renda, e estamos interessados em saber como esses esquemas podem ser ampliados e sustentados ao longo prazo, pois eles têm o potencial de liberar os recursos, não só para fornecer as cirurgias de catarata, mas também para fortalecer os sistemas de atendimento oftalmológico através da melhoria da infraestrutura de assistência de saúde e do treinamento dos funcionários oftalmológicos

-Caroline Harper, CEO de Sightsavers, uma das organizações que está investido no contrato

Dentre os investidores do projeto, incluem-se a Overseas Private Investment Corporation, um instituto de financiamento de desenvolvimento americano, e a Netri Foundation, uma fundação privada de combate à pobreza através dos investimentos de impacto social.

Além deste projeto, o país tem um outro DIB em desenvolvimento na área da saúde. Desenhado pelo Social Finance UK e o MaRS Center for Impact Investing, o Kangaroo Mother Care Development Impact Bond aborda a questão do cuidado de bebês prematuros. O projeto fundamenta-se no método do tratamento canguru, um serviço amplamente utilizado em diversos países para reduzir a morbidade e mortalidade de bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer. A intervenção, fornecida pelo prestador Kangaroo Foundation do Camarões, envolve longos períodos de contato pele com pele entre o prematuro e a sua cuidadora, e o uso exclusivo de aleitamento sempre que necessário. O DIB visa escalar este serviço no país através de um modelo de “formação dos formadores” onde a Kangaroo Foundation do Camarões treina alguns Centros de Excelência selecionados, e estes centros treinam os hospitais regionais no país.

Para ler a notícia na íntegra em inglês, acesse: https://goo.gl/NxxrxS.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly